sexta-feira, 30 de maio de 2014

A PSICANÁLISE DO SECULO XXI

Por: Néia Lima
Somos seres falantes e por esta razão contamos com o simbólico, mas também sofremos as consequências disto. A linguagem tanto pode libertar um sujeito quanto aprisioná-lo, e o aprisionamento são o que testemunhamos nos dias de hoje, principalmente porque a palavra está tão vazia de sentido e valendo pouco para a grande maioria. Ouvimos as pessoas falarem e não cumprirem com o que dizem, dizerem e afirmarem que falaram por falar, que se enganou que esqueceu ou que não tem importância o que disseram. Poucos contam com a linguagem para saber o que estão dizendo e em que discurso está inscritos.
Hoje em dia procura-se a causa de muitas doenças até no fio do cabelo. Mas, e quanto aos sintomas que cada um faz para suportar a dor de existir? O que se tem feito? Que discurso existe para as doenças da ʺalmaʺ, essas que não saram com medicamentos?
É durante a fala em análise que o CLIENTE descobre o que está recalcando e porque repete experiências em sua vida, que na maioria das vezes lhe causam transtornos e danos, reatualizando para ele experiências vividas anteriormente. A pessoa descobre o que causa seus sintomas e saberá que o seu destino não está escrito, ele é o responsável e assim poderá escrever sua história. A psicanálise possibilita que o sujeito que está no escuro possa acender uma luz ou abrir uma janela ou uma porta e assim, saberá o que está fazendo e poderá se movimentar melhor no mundo.
Hoje já existe psicanalistas que não se prende apenas a terapia falada na qual apenas o CLIENTE fala e o psicanalista apenas ouve, existe uma troca dentro entre psicanalista e CLIENTE, e existe a união de outras terapias alternativas como a TERAPIA FLORAL, que vai agir diretamente no emocional e consegue resultados que a terapia tradicional levaria anos para alcançar, a aplicação de REIKI que auxilia no equilíbrio físico, mental e emocional, CROMOTERAPIA que através da cores desenvolve o caminho para cura, Cristais que pode atuar diretamente nos chacras que são centro de energia, EXERCÍCIOS E RELAXAMENTO que ajuda a mudar padrões mentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário