terça-feira, 29 de outubro de 2013

MEDICINA AYURVEDA



A Ayurveda é uma ciência milenar que surgiu na Índia védica há cerca de 5 mil anos segundo tradições escritas. Assim, pode-se dizer que ela é a matriz da medicina desenvolvida na China, no mundo árabe, em Roma e na Grécia. Palavra de origem sânscrita, " Ayur" significa Ciência, e " Veda" da vida.Esta prática ainda é exercida ainda na atualidade entre os indianos e terapeutas ayurvedas e é reconhecida hoje como um sistema medicinal tradicional.

Esta medicina integra a ciência védica, baseada nos quatro textos sagrados do Hinduísmo. Ela se vale de recursos como plantas medicinais, dietas, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia, que é um tratamento com metais e gemas, cirurgias e psicologia. Suas técnicas se baseiam na crença de que o corpo humano contém três humores biológicos, conhecidos como Doshas. Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo que compreendem: Vata, Pita kapha.

O Vata é a esfera do ar, que influi no organismo com suas características básicas, ou seja: secura, leveza, sutileza e inquietude. 

Pitta é o domínio do fogo, que transmite calor, leveza e suntuosidade. 

Kapha é o universo da água, com sua umidade, frieza e densidade. 

Assim, segundo esta visão medicinal, o acúmulo ou a carência destes atributos traduz-se em um desajuste nos Doshas que equivale ao elemento alterado, e se expressa no corpo material na forma de doenças e distúrbios psíquicos.

Por exemplo, se vata está desarmonizado, a pessoa começa a emagrecer, se enfraquece, torna-se suscetível ao clima frio, apresenta tremores, mutações no sistema nervoso, entre outros sintomas. 

Quando pitta se desajusta, os olhos e a pele se tornam amarelos, a fome aumenta, a febre aparece, há uma intensa sensação de calor, surgem inflamações e infecções, entre outros sinais.

A alteração de kapha produz debilitação do sistema digestivo, pele pálida, calafrios, tosse acompanhada da constituição de muco nos pulmões, sono, preguiça, entre outros vestígios de desequilíbrio.

Na medicina ayurvédica considera-se que as enfermidades nascem bem antes de sua revelação no organismo através dos sintomas convencionais. Portanto, elas surgem como pequenos desarranjos que, se não são percebidos e tratados, vão se intensificando, até se transmutar em doenças, antes que se possa dar conta do que está ocorrendo.

Esta técnica foi o alicerce que permitiu o crescimento da medicina japonesa. Tanto indianos quanto japoneses precisavam desenvolver um sistema medicinal que não fosse dispendioso, pois a grande parte da população destes países era e é muito pobre e carente de recuros. Esta é a razão porque hoje, na medicina ayurvédica, se encontram tantos elementos das técnicas de cura do Japão, pois as duas cresceram praticamente juntas.

Conforme os textos hindus sobre este tema, esta medicina divide-se em oito categorias fundamentais:

Medicina Interna ( Clínica Geral ) 

Pediatria; 

Psiquiatria; 

Doenças da cabeça e pescoço (incluindo a otorrinolaringologia, a oftalmologia e a odontologia); 

Cirurgia; 

Toxicologia; 

Rejuvenescimento 

Geriatria.

A massagem ayurvédica é um dos principais métodos utilizados pela ayurveda. Ela é uma das técnicas corporais mais antigas e integrais, contribuindo amplamente para a harmonia orgânica e mental. Esta massagem age na esfera física e também na energética, e deve ser aplicada a cada pessoa conforme seu dosha, por esse motivo não se trata de uma única metodologia, mas de várias, aplicadas conforme as necessidades de cada indivíduo, com o auxílio de óleos medicinais específicos, posto que cada caso é um caso. E cada indivíduo é um universo individual. 

Ela é indicada para depressões, estresses, cansaços, dependências químicas, purificação do corpo físico, desbloqueios energéticos, restabelecimento do equilíbrio dos chakras, entre outras enfermidades, embora esta técnica não trate as doenças, e sim o cliente.

Para viver de acordo com esta medicina, o indivíduo deve cultivar uma existência mais saudável, conquistar qualidade de vida, e assim obter uma psique harmonizada e um espírito equilibrado. É fundamental que ele conduza sua vida pela bússola da sabedoria, o que lhe garantirá um bem estar pleno, em todos os sentidos. Esta é a meta principal do Ayurveda.


Matéria do terapeuta floral Manoel ...do blog  universo terapeutico

FLORAIS DE DR BACH E SEU USO NA EJACULAÇÃO PRECOCE.




Como já é sabido, a Ejaculação Precoce atinge 30% da população masculina, fora os homens que têm vergonha de admitir que sofrem do problema. Desses 30%, 99% das causas são psicológicas. Ou seja, a Ejaculação Precoce é uma disfunção psicossomática, ou seja, os problemas psicológicos refletem na atuação sexual do homem.

Sendo assim, um tratamento que pode ser utilizado sem contra-indicações, que são os são os Florais de Bach. Quando o campo emociona esta desequilibrado, gera conflitos existenciais e então o indivíduo se desestabiliza aparecendo as moléstias. Com vários experimentos e com grande conhecimento botânico, alopatia e homeopatia, Bach descobriu 38 plantas capazes de curarem os estados críticos da psicologia humana, mais uma solução emergencial .

Para que os florais certos sejam indicados, é preciso consultar-se com um terapeuta devidamente qualificado e ser muito sincero ao descrever-se psicologicamente e falar de suas fraquezas e decepções, pois as essencias agirão sobre essas características. Por isso, a frase do Dr. Edward Bach que diz: " As doenças não são punição. São apenas uma maneira de a natureza nos mostrar aonde precisamos mudar" é aplicada por essa filosofia, pois a força da cura está dentro de cada pessoa.

Para cada tipo de pessoa, é indicado um floral, portanto, pode ser administrado mais de um floral para cada pessoa, dependendo de sua história, não excedendo o numero de 6 essências. A dosagem a ser ministrada, bem como a potencia do floral será indicada pelo terapeuta. 

Os florais mais utilizados no tratamento da ejaculação são o Impatiens, o Star Of Bethlehem. O primeiro serve para relaxar o sistema nervoso e acabar com a ansiedade e o segundo, para acabar com traumas sofridos em relações anteriores ou por fracassos com parceiras inadequadas. Há também florais feitos exclusivamente para aumentar a sexualidade, tanto do homem quanto da mulher. Mímulus age sobre a tensão, desencadeantes da rapidez ejaculatória. Ele também livra o homem do seu medo da intimidade e da energia sexual, além de equilibrar a sexualidade hiperativa. Rock water auxilia a que o homem não se cobre tanto, o que causa a ansiedade. Mas vale lembrar, que apesar de existir estes florais para tratar este problema, sempre lembrar que cada caso é um caso, e cada indivíduo é um universo em particular com uma história de vida e consequentemente motivos próprios. Como terapeutas, nunca devemos inserir uma pessoa em um único padrão de doenças. A doença pode ser a mesma em duas pessoas diferentes. Mas os motivos dela se manifestar pode e serão diferentes. 

Quem tem este problema, geralmente é uma pessoa geralmente muito nervosa, hiperativa, estressada e ansiosa. Por isso, há o medo de não conseguir satisfazer a mulher na hora da relação sexual. Prova disso é que a maioria dos homens que sofre dessa disfunção não ejacula tão rapidamente quando se masturbam. Ou seja, o problema acontece quando ele está acompanhado e sente a pressão de ser uma “máquina sexual”. Por isso, os Florais de Bach serão muito importantes para que esse homem encontre o equilíbrio emocional, que lhe trará a confiança sexual.

Além dos Florais de Bach, pode-se fazer exercícios para aprender a controlar o período da latência ejaculatória. Eles são simples e fáceis de serem feitos. Em pouco tempo, você terá uma vida sexual mais ativa, plena e feliz. Apesar de a terapia floral ser de efeitos benéficos, o médico alopata ou homeopata jamais deve ser deixado de ser consultado, muito menos se deve deixar de seguir as orientações destes colegas.


Matéria do terapeuta floral Manoel ...do blog  universo terapeutico