sábado, 26 de outubro de 2013

Sobre os “Infernos” da Astrologia


A Astrologia da Depressão apresenta:  “O inferno astrológico”
Estrelando: Filhotes de João Bidu em apuros.
No último capítulo, Maria Joaquina chorou as pitangas de sua vida para o nosso querido Astro Depressivo: 
- Oh, querido astro. Estou no meu inferno astral e perdi minha casa na enchente. Além disso, perdi o meu emprego e engordei 15 quilos. Odeio o inferno astral!
(música dramática ao fundo…)
Essa é a reprodução (livremente adaptada) de um dos muitos depoimentos que recebemos todos os dias sobre o famigerado “Inferno Astral”.
Para começar a falar sobre o assunto, gostaria de lembrá-los de coisas importantes:
1- Embora o Sol seja muito significativo em um Mapa Natal, é o Ascendente que determina o posicionamento das casas e que representa o “eu” na Astrologia. Nas revistas astrológicas, o foco é o Sol por uma questão de conveniência – inclusive financeira. Muita gente não conhece o horário de nascimento para descobrir o Ascendente, mas quase todos conhecem sua data de nascimento, não é mesmo? Além disso, “cronologicamente falando”, o Sol é bem prático, porque demora mais ou menos um mês em cada signo.
2- Quem conta um conto, aumenta um ponto. Muito do que se diz sobre a Astrologia hoje, é na verdade uma distorção de algum conceito antigo. Essa distorção toma um Toddyinho, ganha forças e quanto você vê, já tomou conta do mundo.
Lembrete feito, acabarei com as ilusões de vocês com uma revelação bombástica:INFERNO ASTRAL NÃO EXISTE! Ou pelo menos não existe da maneira dita por aí.
O que se propaga, é que vivemos o nosso Inferno Astral um mês antes do nosso aniversário, portanto, a pessoa que tem Sol em Virgem, viveria seu Inferno Astral quando o Sol transitasse pelo signo de Leão.

Imaginemos que a Maria Joaquina – personagem da nossa novela mexicana – tenha Sol em Virgem, Ascendente e Lua em Áries e Vênus em Leão. Se ela tem o Sol em Virgem, teria seu Inferno Astral com o trânsito do Sol pelo signo de Leão, mas… Leão está na sua casa V – tida como casa feliz, por enxergar o ascendente e tratar de temas como o prazer, vocação e filhos. 
Além disso, o Sol em Leão fará trígono (aspecto facilitador) com o Ascendente e Lua da Maria Joaquina. Vocês viram drama aí? Eu não vi.
Se você é teimoso, deve estar aí pensando que vive coisas terríveis no período que precede o seu aniversário e portanto, acredita em Inferno Astral. Por causa disso, vou dar o exemplo oposto:
Carlos Daniel – outro personagem da nossa novela mexicana – tem Sol em Virgem, Vênus em Escorpião, Ascendente em Escorpião e Lua em Touro. Para Carlos Daniel, um trânsito de QUALQUER planeta pelo signo de Leão pode ser complicado, afinal, Leão quadra (aspecto tenso) com Escorpião e Touro.
Viram como o conceito é variável? Há técnicas de previsão capazes de apontar períodos difíceis em nossas vidas, mas todas elas são IMENSAMENTE mais complexas que um Sol em trânsito no signo anterior ao nosso.
Se o Inferno Astral não existe, de onde saiu essa história?Segundo o que li em alguns artigos, o conceito de Inferno Astral combina bastante com o significado da casa XII para a Astrologia Tradicional ou Clássica. É a casa XII – que antecede o Ascendente ou casa I – a casa das desgraças, dos inimigos secretos, da reclusão, da auto-destruição, hospitais e do cárcere. Quando o Sol tornou-se personagem principal da Astrologia para “facilitar” as coisas, creio que esse conceito de casa XII foi distorcido e adaptado para o Sol de maneira muito pouco criteriosa e criou-se o que temos hoje. Em seu artigo sobre o Inferno Astral, o astrólogo Yuzuru Izawa menciona que o único autor sério que adota a técnica de Inferno Astral é Alexandre Volguine – baseado no árabe Abu Mashar, do século VIII – e mesmo assim, trata-se de um método que envolve o Retorno Solar e não há nenhum indicativo sobre o último mês ser o mais difícil.
Em um outro capítulo da nossa novela mexicana, Maria Joaquina, com medo de perder Carlos Daniel, recorre novamente ao nosso querido Astro:
- Oh, mestre! Descobri que sou Escrava Astral de Carlos Daniel. Prevejo outro fracasso em minha vida! Como poderei solucionar meus problemas, Astro?
(mais música depressiva ao fundo…)
E esse é outro dilema (livremente adaptado) recebido em nossa “Central de Dúvidas”.
Ocorreu com o conceito de Escravo Astral o mesmo que apontamos sobre o Inferno Astral. Um conceito distorcido tomou Toddyinho, ficou forte e, de repente, todos estavam repetindo. Segundo as línguas malditas (e o nosso querido mestre João Bidu), conta-se seis signos a partir do nosso para identificar a “escravidão”. Se você é ariano, por exemplo, seu escravo astral seria do signo de Virgem, mas… isso também não faz o MENOR sentido!
O conceito real vem da casa VI, tida como a casa dos escravos e servidão pela Astrologia Clássica e foi adaptado para o Sol com o objetivo de vender revistas.
O que você quis dizer com tudo isso, Astrólogo Depressivo?
O objetivo do Astrólogo Depressivo – mero estudante e tão filhote de João Bidu quanto vocês – é alertar para o seguinte: QUESTIONEM! A Astrologia propagada nas revistas, jornais e até em alguns livros, nem sempre é séria e técnica. Muitas vezes, quando mergulho em alguma pesquisa para respondê-los, encontro diversas visões sobre um mesmo tema e algumas delas são completamente absurdas. Se você não tiver o cuidado de pesquisar outras fontes, perguntar em fóruns astrológicos e etc, se tornará mais um astrólogo de turbante e tendinha, mandando beijos de luz e ignorando a técnica e é isso que mancha a imagem da Astrologia.
Conte para o tio Astro… você acreditava em Inferno Astral? Onde leu sobre o assunto?
O que pensam sobre os horóscopos de revista? Participem
Matéria do site astrologia da depressão